(92) 3649-5000
(92) 9913-65073
(92) 9822-55481
(92) 9822-66666
Notícias e Eventos
Ambiente de trabalho
11 Dicas para manter a organização no ambiente de trabalho

11 Dicas para manter a organização no ambiente de trabalho

1 – Limpe

Por mais óbvio que pareça, o primeiro passo para garantir a organização no ambiente de trabalho é limpar. Reserve um dia em sua agenda para fazer uma boa limpeza no ambiente, se você não usa alguma coisa há mais de um mês, já é hora de jogá-la no lixo.

2 – Deixe o que você mais usa à mão

Sempre tem alguma coisa que a gente usa mais, não é? Uma agenda, um bloquinho, um catálogo, uma mesa digitalizadora

É muito mais fácil manter o ambiente organizado quando essas coisas essenciais no seu dia-a-dia estão ao seu alcance. Além de ajudar na organização, o seu tempo é otimizado.

3 – Deixe o que você menos usa, bem guardado

Nós também temos várias coisas importantes, mas que são pouco usadas. Essas coisas não devem ser descartadas, mas sim, bem guardadas.

Coloque esses acessórios ou ferramentas de forma organizada em um local bem definido. Assim, quando você precisar usá-los, não vai perder tempo procurando.

4 – Adote um porta-treco

Como o próprio nome diz, o porto-treco é um local para você colocar os seus trecos. Chave, chiclete, cartões de visitas, folders tudo isso quando colocado em cima da mesa passa a impressão que o ambiente todo está desorganizado.

Mas atenção, é importante que você coloque os objetos no porta-treco por um dia e esvazie-o, ou você terá apenas um esconderijo para sua bagunça.

5 – Organize suas gavetas

As gavetas também não podem ser apenas um lugar para esconder sua bagunça. Procure colocar os papéis separados por assunto dentro de pastas ou envelopes.

Com tantas tarefas e compromissos, não dá pra perder tempo e concentração procurando por papéis.

6 – Não espalhe lembretes por todos os lados

Fazer lembretes para você mesmo, com novas ideias, compromissos e tarefas, é ótimo para sua memória e para gerir seu tempo.

Mas espalhar esses papéis por todos os lados é péssimo para manter a organização no seu ambiente de trabalho. Tenha um local apropriado para esses lembretes, um mural, um cantinho da sua mesa ou sua agenda.

7 – Procure guardar mais coisas no computador

Muita gente tem medo de armazenar documentos e arquivos no computador e eles se perderem por algum problema técnico. Mas hoje existem várias soluções que oferecem o armazenamento na nuvem, que além de garantir segurança, permite que você acesse material em qualquer computador com internet.

Quanto mais coisas você salva no computador, menos papéis você vai precisar guardar em suas gavetas e armários. Assim, é bem mais fácil manter o ambiente organizado.

                                                                                                            

8 – Evite comer na sua mesa

O hábito de comer em frente ao computador não faz bem para a sua saúde nem para a organização do seu ambiente de trabalho. Por mais cuidado que você tenha, sempre vai cair alguma migalha ou gotinha.

Além de sujar a sua mesa, alimentos espalhados no ambiente dão uma impressão desagradável.

9 – Limite seu horário de trabalho

Muitas vezes você precisa de horas extras para conseguir cumprir todas as prioridades do dia, não é mesmo? Mas isso só acontece, porque você sabe que tem esse tempo adicional.

Se fosse sua obrigação sair exatamente no seu horário (quando as luzes do escritório forem apagadas, por exemplo), com certeza você seria mais centrado e, consequentemente, mais produtivo.

Além disso, você não seria vítima daquela desorganização que a falta de tempo causa, quando você deixa coisas espalhadas por todos os lados e não consegue encontrar nada. Experimente limitar o seu horário e veja as mudanças em sua rotina.

10 – Reduza os fios

Se tem uma coisa que dá a impressão que um ambiente está completamente desorganizado, são cabos e fios espalhados por todos os lados. Chega uma hora em que nem você sabe qual cabo é do telefone, da impressora e do computador.

Para resolver esse problema, o ideal é utilizar a maior quantidade de aparelhos sem fio possível. Mas quando não der, procure organizar os cabos. Cole o que está sobrando com uma fita, procure passá-los por trás dos móveis, deixe-os da maneira mais organizada que for possível em seu ambiente.

11 – Coloque o lixo no lixo

Sabe aquele papel que você amassa e pensa: Depois eu jogo no lixo, não vou levantar só pra isso.. Esse é o primeiro passo para acumular lixo na sua mesa e desorganizar tudo.

Coloque a lixeira bem perto da sua mesa e você vai eliminar esse problema com facilidade.

Conseguiu acompanhar as nossas dicas e entender a importância da organização no ambiente de trabalho? Comece pequenas mudanças em sua rotina, de acordo com a sua realidade, e logo a organização se tornará um hábito.

12 / Dez / 2017
https://blog.mais.im/importancia-da-organizacao-no-ambiente-de-trabalho/

Comente essa publicação